sábado, 17 de março de 2012

A águia que não ri (ou a suposta dança de Drogba)



Uns quantos pontos prévios:
- este blogue não será sobre futebol, mas também falará de futebol
- para perceber este post deve ser visto o vídeo a partir dos 20 segundos até cerca dos 30
- este post não é sobre benfiquismo, mas sobre jornalismo

Assim me estreio no "A peça que falta", blogue estreado para servir de ponto de reflexão para tudo o que nos vai sendo apresentado como óbvio e fica por discutir, mas também para reflexões. No fundo quase sempre existe uma peça que falta para que tudo faça sentido. Assim como há peças soltas, à espera de estruturas onde possam - quem sabe - fazer toda a diferença.

Então e do que quero falar nesta estreia? De jornalismo. Já lá vamos, a ver se é mesmo de jornalismo. Como dizem nuestros hermanos "bamos a ber" (o bê é cortesia de Madrid).

No dia 16 de Março de 2011, que por acaso foi ontem, a UEFA sorteou os quartos de final e as meias finais da Champions e da Europa League. No sorteio da Champions participava o Benfica (no da Liga Europa o Sporting, mas como diria a Teresa Guilherme, isso agora não interessa nada). Os deuses da sorte determinaram que o bom do David Luiz e o ricaço do Abramovich haveriam de, com o Chelsea, medir forças com as águias de Portugal. Blues contra encarnados, pois seja.

O Chelsea, que, tal como o Benfica, tem um canal de TV próprio, emitiu neste um bloco noticioso em que informa que os dois clubes vão defrontar-se. Enquanto a notícia é dada vê-se, atrás, vários jogadores do clube. O que interessa para o caso é o costa marfinense Didier Drogba. A dada altura do vídeo, Drogba levanta-se, bate palmas, sorri e faz aquilo a que em Portugal se chamou dança, mas que para mim é expressão corporal pura (vede, amigos, a partir do tal segundo 20).

Depois do recente exemplo do bósnio Dzeko, jogador do milionário Manchester City que antes de ver a sua equipa ser eliminada pelo Sporting escreveu nas redes sociais que não conhece qualquer jogador do clube português, apressou-se a opinião pública lusa a encontrar novo sinal de arrogância em clubes ingleses. O quê? O Drogba levantou-se, bateu palmas e fez aquilo que nos parece uma dança de 1 segundo? Está a gozar com o Benfica, claro. E a fingir que treme... Incrível... O bandido. Não aprendem mesmo estes ingleses que só são ingleses adoptivos porque nasceram na Bósnia e na Costa do Marfim!

Interessantíssimo fenómeno social! Porque raio a malta mais rica, mais poderosa, mais talentosa, até, subestima sempre os mais humildes? Esta era uma pergunta que merecia ser feita - e que pode até vir a merecer uma respostas - mas não é essa a pergunta que eu quero aqui fazer. Essa é muito mais complicada: o Didier Drogba gozou mesmo com o Benfica? (não houve site ou jornal de informação em Portugal que não o noticiasse, da mesma forma que as TV pegaram no assunto de seguida).

A minha resposta é tramada para todos aqueles que, sendo detentores de carteira profissional de jornalista assumiram esta "bomba":
- Desconfio que não!

É isso mesmo, vou aqui remar contra a maré e dizer que na minha humilde opinião o Didier Drogba não gozou com o Benfica. Tivesse eu meios tecnológicos para o fazer, e o seguinte comentário seria dito de viva voz, a acompanhar imagens em câmara lenta. Não conseguindo fazê-lo, voltou a pedir que vejam e revejam o vídeo e tirem as próprias dúvidas.

Que peças faltam neste puzzle?

Peça número 1 - Jamais, no vídeo é possível garantir que o que estamos a ver se refere exactamente ao momento em que o sorteio dita o encontro entre Benfica e Chelsea.

Peça número 2 - A ser verdade que a reacção de Drogba se refere ao momento em que o sorteio determina o encontro entre os dois clubes, deve notar-se a falta de reacção da maior parte dos elementos que aparecem na imagem, incluindo os portugueses Bosingwa e Raúl Meireles (o de gorro, parece-me)

Peça número 3 - No momento em que reage, Drogba não está a olhar para a televisão e enquanto se levanta nenhum dos outros atletas/membros do staff esboça qualquer reacção ao suposto sorteio.

Peça número 4 - Quando a câmara faz Zoom Out percebe-se que Drogba se levanta e faz aquilo que os jornais consideraram provocação está, na verdade, a reagir a algo dito por Frank Lampard, que se afasta de Drogba sorrindo e apertando o casaco de fato de treino.

Peça número 5 - Ao mesmo tempo que Drogba e Lampard sorriem e conversam continua a não haver qualquer reacção ao sorteio na TV, dando a entender que não será este o momento em que o destino de Benfica e Chelsea se cruzam.

Eu que sou chato digo que a peça que falta na histeria jornalística e consequente efeito de ampliação de alucinação colectiva é algo que muita falta faz nos dias de hoje em quase todas as redacções. Vontade de perguntar. O que é isto? É verdade o que me servem em papa deliciosamente preparada para atrair audiências? Mas isso, meus caros, é algo que já poucos querem saber. Ou já poucos sabem fazer. Certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Encaixadas